Campanha Salarial 2015

Metalúrgicos do G2 conquistam reposição da inflação

Por Cristiane Alves | 04 nov 2015

TAGS

Após intensas rodadas de negociação e graças à mobilização e pressão dos metalúrgicos nas portas de fábricas, foi fechado acordo com o grupo 2 (máquinas, equipamentos e eletroeletrônicos). O reajuste  correspondente a reposição da inflação. Esse percentual também será aplicado para corrigir o piso salarial, a partir de janeiro.

O reajuste será aplicado da seguinte maneira: 8% em janeiro de 2016 e o restante em março de 2016. Além disso, há 20% de abono (leia abaixo) Todos os direitos previstos na Convenção Coletiva estão garantidos.

A proposta foi aprovada por unanimidade, em assembleia realizada na sede do Sindicato em 29 de outubro. Os trabalhadores presentes apontaram que ela é um parâmetro para as negociações com os demais grupos patronais, já que todos eles ofereceram menos que a inflação e, em alguns casos, nem quiseram discutir itens como, por exemplo, a correção do piso e do teto salarial.

Metalúrgicos do grupo 2 têm 20% de abono

O acordo com os patrões que representam as empresas do grupo 2 (máquinas e eletroeletrônico) foi assinado na terça-feira, 3. Além da reposição da inflação, inclui abono de 20% e correção nos pisos salariais (veja a tabela).

Contribuição – O acordo também estabelece uma contribuição assistencial dos trabalhadores beneficiados pela Convenção Coletiva a ser utilizada pelo Sindicato na manutenção dos serviços e da negociação coletiva em favor da categoria. Serão recolhidos 8%, sendo 4% em 20 de janeiro de 2016 e 4% em 20 de fevereiro de 2016.

O trabalhador pode se opor a esse desconto no prazo de 15 dias a partir da data do fechamento do acordo (de 4 a 18 de novembro). Para isso, deve comparecer pessoalmente à sede do Sindicato (rua Erasmo Braga, 307, em Pres. Altino, Osasco) ou a subsede de Taboão da Serra (r. Ribeirão Preto, 397 – V. Iasi) para entregar uma declaração por escrito a próprio punho.

A negociação da campanha salarial é feita pelo Sindicato em defesa da categoria. A contribuição assistencial negocial e a participação de todos nas atividades do Sindicato fortalecem a entidade para lutar cada vez mais por melhores direitos e benefícios para categoria. Contribua!

TabelaGrupo2