Metalúrgicos de Barueri e de Cotia dão início a série de seminários

Por Cristiane Alves | 12 ago 2014

A garoa e o frio que fazia no sábado, 9, de manhã não foram páreo para os companheiros e as companheiras que acordaram cedo para participar dos dois primeiros seminários de Campanha Salarial, nas subsedes de Barueri e de Cotia.

Isso porque as condições climáticas não são nada perto das desculpas patronais que os trabalhadores sabem que vão enfrentar nessa Campanha Salarial. Mas, o Sindicato se encarregou de informar os companheiros e as companheiras para mostrar que, não é bem assim.

[wppa type=”slide” album=”181″][/wppa]

Na palestra do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), os companheiros tiveram viram o crescimento acumulado da economia brasileira, assim como do setor metalúrgico. “Em 2013, o PIB [Produto Interno Bruto] cresceu 2,3%, mas com desemprego a 4,9% e taxa de ocupação crescendo não é o cenário catastrófico que querem desenhar”, enfatizou Claudia Cirino, técnica do Dieese.

E esse tipo de informação faz toda a diferença para o trabalhador. “Gostei muito da palestra do Dieese porque o trabalhador precisa interagir mais sobre esses assuntos”, avaliou uma companheira da Onix.

Com isso, os companheiros ficam mais antenados. “O trabalhador tem que se informar, se não tem como lutar. É importante estar antenado”, lembrou uma companheira da Wendler. Isso é fundamental para a mobilização que está apenas começando. “A movimentação é importante e o trabalhador amadurece tendo informação”, completou um companheiro da Philips.

Mulheres na Luta – Aliás, um destaque foi a ampla participação feminina nos seminários.  Elas mostraram consciência das importâncias das reivindicações em pauta e da luta. “A saída é ter consciência da importância que tem a luta, da importância da equiparação salarial – porque há diferenças de salário entre homens e mulheres também – e de se associar ao Sindicato”, afirmou uma trabalhadora da Epson.