Metalúrgicos da Taboca conquistam retorno da cesta básica

Por Auris Sousa | 13 jul 2021

Em dois dias de assembleias, 7 e 8 de julho, os metalúrgicos da Mineração Taboca decidiram pelo retorno da cesta básica física que inclui, além de alimentos, contém materiais de limpeza e de higiene pessoal. A decisão atende a uma reivindicação dos companheiros, que não ficaram satisfeitos quando, sem consultar os trabalhadores, a empresa substituiu os itens por uma cesta cartão.

Diretor Everaldo coloca proposta em aprovação durante assembleia do dia 8

“A empresa queimou etapas. A cesta foi uma conquista da luta, por isso a substituição gerou questionamentos dos trabalhadores, que se organizaram e construíram uma pauta de reinvindicações em torno deste item”, conta o diretor do Sindicato Everaldo dos Santos.

Votação durante assembleia do dia 7 de julho

O diretor explica que os trabalhadores da Taboca têm clara consciência das suas conquistas e têm acompanhado as mudanças na legislação que buscam precarizar e flexibilizar os diretos da classe trabalhadora. “Por conta disso se mantêm mobilizados e mantido um diálogo próximo com o Sindicato”, destaca.

Assessor Dedé reforça luta dos companheiros

O assessor sindical Dedé acrescenta que: “depois de várias discussões, além de atender à reivindicação dos trabalhadores, a empresa também vai passar a entregar as cestas na casa de cada trabalhador, que vai contribuir com um valor de apenas um real mensal para o transporte”.

Diretora Creusa desta força da mobilização

A diretora Creusa de Oliveira também participou das assembleias e ressaltou a necessidade de a categoria manter a mobilização forte em defesa de seus direitos e conquistas.