Metalúrgicos da Rayton fecham PLR e revertem justa causa

Por Cristiane Alves | 24 set 2014

Os companheiros da Rayton saíram com vitória da audiência de conciliação realizada na tarde de terça-feira, 23, no TRT-2ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo). Fecharam acordo que inclui a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e reverteram a demissão por justa causa de um companheiro que havia sido mandado embora no período de negociações do acordo.

Os companheiros das unidades de Jandira e de Barueri estavam em greve desde a tarde do último dia 16, para cobrar o fechamento do acordo de PLR, repasse do INSS para a Previdência regularização do pagamento do depósito do FGTS, a implantação do Plano de Cargos e Salários, entre outros itens da pauta. Além da reintegração de companheiro demitido por justa causa, após o início das negociações.

Na audiência, após intenso debate entre os representantes da empresa, o Sindicato e os representantes dos trabalhadores, houve acordo em relação ao valor da PLR, pagamento do adiantamento salarial. A empresa também se comprometeu em reverter a demissão do companheiro, de justa causa, para despedida injusta, cabendo os devidos direitos ao trabalhador. “Além da solidariedade dos companheiros, demonstrou que a empresa não pode tratar assim nenhum trabalhador, muito menos um companheiro com mais de 20 anos de empresa”, avalia o diretor Rafael Alves.

Quanto ao repasse do INSS e plano de cargos e salários, a empresa já regularizou a situação.

Para o diretor Antonio Souza (Padre), o resultado foi a “altura da mobilização e disposição de luta dos companheiros”.