Metalúrgicos da Nyaço conquistam redução de jornada

Por Auris Sousa | 04 nov 2015

Os metalúrgicos da Nyaço, em Itapevi, aprovaram nesta quarta-feira, 4, acordo que de forma gradativa reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho, a partir de 1º de janeiro de 2016. O acordo também prevê PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

A jornada semanal de 40 horas é pauta de reivindicações das centrais sindicais há anos e faz parte da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95, em análise na Câmara dos Deputados há 20 anos. Enquanto a reivindicação não se torna Lei, o Sindicato mobiliza os trabalhadores da base para a conquista da redução.

“A redução da jornada de trabalho é a nossa principal vitória. Foram necessárias várias reuniões para que chegássemos a este resultado, mas o bom senso prevaleceu”, avaliou o líder sindical Dedé.

O acordo fechado hoje também garante PLR, a ser paga em duas parcelas. A primeira ainda neste mês e a segunda em março de 2016. Na semana passada, os companheiros já tinham conquistado avanços na organização no local de trabalho, prova disso é que elegeram dois delegados sindicais: Ubirajara Rogério e Isaías de Oliveira.

Os novos delegados sindicais da base Ubirajara e Isaías ao lado do líder sindical Dedé