Press Releases

Metalúrgicos da Mecano aguardam resultado da reunião com Secretária de Justiça

Por Auris Sousa | 12 mar 2012

TAGS

Os metalúrgicos da Mecano Fabril, de Osasco, voltaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira, 12, sob clima de apreensão. Eles aguardam o resultado da reunião entre o atual e o novo proprietário do terreno onde está situada a empresa com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, às 15h de hoje, na sede da Secretaria.

A expectativa é que seja firmado um acordo de aluguel do prédio e, assim, seja colocado fim ao impasse que pôs em risco os 500 postos de trabalho na Mecano Fabril.

Enquanto isso, os metalúrgicos aguardam trabalhando, desde as 5 horas. Trabalhadores de outros turnos também estão na empresa, dispostos a só sair de lá após a assinatura do acordo, já que ainda há risco de um novo mandado de reintegração de posse ser expedido. “A disposição é de resistir em nome da garantia dos empregos na Mecano Fabril”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno.

Entenda o caso – Na sexta-feira, 9, os metalúrgicos da Mecano Fabril deram início a um processo histórico de resistência a um mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz Manoel Barbosa, da 5ª Vara Cível de Osasco. A ordem era para desocupar o prédio e dar posse ao novo proprietário: o Banco Econômico, com o qual o atual proprietário da Mecano, Walter Strobel, discute uma dívida há 15 anos na Justiça. O resultado de tal disputa judicial foi o encaminhamento do terreno de 50 mil m2 a leilão, realizado em 2009.

A posse do terreno arrematado vinha sendo reclamada desde então, até que na sexta-feira os oficiais chegaram à Mecano com o mandado em punho e acompanhados de advogados e seguranças armados do Banco Econômico.