Metalúrgicos da Iscon conquistam 40 horas e PLR

Por Auris Sousa | 20 nov 2013

As metalúrgicas e metalúrgicos da Iscon, em Cotia, têm motivos de sobra para comemorar.  Isto porque os companheiros obtiveram uma grande conquista: a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Além disso, já conquistaram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2014. Os itens foram aprovados em assembleia realiza na quinta-feira, 14.

O acordo prevê que a redução da jornada será feita a partir de 1º de janeiro de 2014. As 40 horas são uma reivindicação antiga do Sindicato e dos trabalhadores. Neste ano, ela ganhou força com a campanha salarial. “A empresa se mostrou resistente, mas mostramos que a redução é possível e a conquistamos para os trabalhadores”, enfatizou o diretor do Sindicato João Batista.

À frente da legislação

Conquista que foi aplaudida pelos trabalhadores. Isto porque o Sindicato está à frente da legislação, por conseguir em algumas metalúrgicas contornar a morosidade com que tramita desde 1995 no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição que institui as 40 horas. A meta do Sindicato é ampliar a redução de jornada para toda categoria.

Para a maioria dos companheiros, a notícia das 40 horas significa mais tempo para os estudos e qualificação profissional. “Queria a redução para ter mais tempo para estudar. Comecei a fazer faculdade de administração, mas por falta de tempo, tive que trancar. Agora vou voltar a fazer a minha faculdade”, vibrou Janiele dos Santos.

Mais conquistas – Pertencentes ao grupo 2, os companheiros passarão as festas de final de ano com salário novo. Isto porque a empresa se comprometeu antecipar o reajuste salarial de 8% já neste mês. Aumento que é fruto da mobilização da categoria, que junto com o Sindicato não mediu esforços para conquistar este percentual.

O ano que vem também promete, porque, além de já começarem o ano com a PLR garantida e com a redução da jornada, os companheiros também terão direito a folgar no dia de seu aniversário. Novidade que também alegrou as companheiras e companheiros, que já começam a idealizar o dia. “Vou passar a virada [de segunda para terça] comemorando”, planeja Andresa de Souza, que faz aniversário no dia 2 de dezembro, data que no próximo ano cai numa terça-feira.  [Foto: Joicy Costim]