Metalúrgicos da Gerdau definem turno de trabalho

Por Auris Sousa | 03 out 2012

Graças à organização, há mais de 30 anos os metalúrgicos da Gerdau, de Cotia, são os responsáveis por definirem os turnos da empresa. A votação aconteceu na quinta-feira, 27, e segunda-feira, 1º, na fábrica. Nela, os companheiros decidiram continuar o turno ininterrupto, em que há rodízio de turnos a cada semana.

“Este é um sistema democrático em que os próprios companheiros definem há anos a melhor forma de cumprir a jornada de trabalho”, avalia o diretor do Sindicato Alex da Força.

Higienização do Uniforme – Após reivindicação, os trabalhadores também conquistaram o direito de ter o uniforme lavado pela empresa. Segundo o diretor Alex, todos os companheiros que têm contato com substâncias químicas desfrutarão deste direito. “A previsão é que até março todos já tenham o uniforme lavado pela empresa”, enfatizou Alex.

Para o diretor, a conquista representa ganhos para os trabalhadores e sociedade. “Ficará a cargo da empresa a responsabilidade socioambiental e os familiares dos trabalhadores não ficarão mais expostos às substancias, que podem causar algum dano à saúde”, enfatizou Alex.

Acordos

Osasco – Os metalúrgicos da Universal Indústria, de Osasco, conquistaram PLR.