Metalúrgicos da Etna Steel apostam na unidade e avançam

Por Auris Sousa | 02 fev 2017

Os metalúrgicos da Etna Steel apostaram na unidade e conseguiram arrancar um posicionamento do Fórum de Osasco, que nesta segunda-feira, 30, deu um prazo de 48 horas para o administrar judicial levantar todos os bens da empresa. Os trabalhadores estão há quatro meses sem receber os salários, o 13º, os abonos de 2015 e 2016, e o deposito do FGTS, em atraso há cerca de três anos, quando a empresa começou a dar sinais de crise financeira.

Companheiros da Etna Steel se organizaram em defesa de seus direitos

Na quinta-feira, 26, os metalúrgicos da Etna Steel fizeram uma forte mobilização, por quase cinco horas, em frente ao Fórum de Osasco. Foi graças a isso que tiveram nesta segunda um parecer da Justiça. “A nossa luta é sempre pela manutenção dos postos de trabalho, mas, neste caso, se a Justiça não der uma solução, a administração pode retirar o maquinário, e deixar os trabalhadores sem possibilidades de receber os salários em atraso, e tudo aquilo que têm direito”, explicou o diretor Gilberto Almazan, durante o ato.

Para quitar as dívidas, alguns companheiros têm recorrido ao trabalho informal. Um conseguiu um “bico” numa serralheria, outro passou a recolher e vender latinhas e tem outro que passou a vender água no semáforo. Mas isso não tem funcionado para todos, ou ainda não é o bastante. “Pago o essencial, meu nome já está sujo, mas a culpa não é minha. Já entrei com as papeladas, para me aposentar, aí as coisas melhoram um pouco”, contou ele, que trabalha há dez anos na Etna.