Metalúrgicos da Daltech conquistam 40h

Por Cristiane Alves | 28 ago 2012

Os companheiros da Daltech, de Osasco, iniciam o mês de setembro com mais tempo para dedicar à família e descansar. Isso porque, junto com o Sindicato, os companheiros conquistaram a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais.

Os trabalhadores estão satisfeitos com a mudança. “É muito importante. Vou ter mais tempo para meus netos e mais qualidade de vida”, avalia Sebastião Otacílio, que conhece bem os benefícios de uma jornada menor. Com seus 63 anos, ele já trabalhou por 48 horas por semana, passou pelas 44 horas e agora chega às 40 horas. “É muito bom para os jovens estudarem, pensarem no futuro”, acrescenta.

Além das 40 horas, os trabalhadores ainda conquistaram o fornecimento de cesta básica.

“Isso mostra o reconhecimento dos benefícios da jornada menor”, avalia o diretor Marcos Roca. Os companheiros terão mais tempo para estudar. “Alguns funcionários já tinham nos procurado, devido à dificuldade em chegar à faculdade no horário”, conta Emerson José Gois da fabricante de máquinas e equipamentos.

Projeto nacional A luta do movimento sindical brasileiro é para que a jornada de 40 horas passe a valer para o conjunto dos trabalhadores. Isso será possível com a aprovação da PEC 231/95 (Proposta de Emenda Constitucional), que está parada no Congresso, à espera de aprovação dos parlamentares.

Enquanto a medida não é aprovada em Brasília, o Sindicato negocia diretamente com as empresas.