Campanha Salarial 2015

Metalúrgicos aprovam pauta e indicam estratégias para a luta

Por Cristiane Alves | 21 set 2015

A unidade e a determinação dos metalúrgicos de Osasco e região ficaram evidentes na assembleia de aprovação de pauta realizada no sábado, 19, na sede. O calor de 40ºC só animou os companheiros e as companheiras que lotaram a sede e apontaram reivindicações, contribuíram com sugestões para a organização da luta e fortaleceram a mobilização.

A pauta inclui aumento real, valorização do piso salarial, delegados sindicais, fim dos acidentes de trabalho, 40 horas semanais, trabalho decente. Ao todo, são 162 reivindicações.

Ao analisar o cenário político e econômico, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, destacou que a organização é o principal instrumento dos trabalhadores para seguir avançando. “A gente só vai vencer as dificuldades se tiver organizados. É no Sindicato, é nos bairros, pela melhoria da escola, da saúde, contra retrocessos nos avanços que ampliaram direitos sociais e dos trabalhadores”, defendeu Jorge.

E os companheiros demonstraram que estão prontos para a luta. “Temos de brigar o máximo possível”, avaliou um companheiro de Jandira. E outro companheiro, de Osasco, completou: “A forma que o trabalhador tem de conquistar algo é participar. Não é na dificuldade que vamos deixar de participar, nós temos de acreditar, participar”, defendeu.

Por isso, a principal estratégia é fortalecer a luta fábrica a fábrica e fortalecer a organização com o Sindicato. “Agregue, chegue junto para a gente forjar a luta dos trabalhadores”, convocou o presidente Jorge.

Entrega da pauta é nesta 3ªf

A pauta aprovada na assembleia será entregue aos grupos patronais (cada sindicato que representa as empresas, que se organizam por setor de atividade), na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta terça-feira, 22.

Representantes de 53 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, da Força Sindical, vão levar as reivindicações da categoria. A entrega da pauta acontece às 10h.