Metalúrgico aposentado recebe prótese do INSS, com mais de três anos de atraso

Por Bianca Silva | 18 jul 2023

José Trindade

A espera de José Pereira da Trindade, 82, metalúrgico aposentado, chegou ao fim. No sábado, 15, com a prótese nova, fez questão de participar da plenária regional do VIII Congresso dos Metalúrgicos e Região, que aconteceu na sede.

Ele contou que recebeu a prótese do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em 7 de julho, após mais de três anos de espera e tendo que “se virar” com improvisos. “A gente fica triste de ter que esperar tanto tempo e ainda ter que exigir na justiça, porque se não ia demorar mais”, enfatizou Trindade.

Nova prótese

A saga do companheiro para que seu direito seja respeito é de longa data. Mas a última teve início em novembro de 2019, quando ele entrou com um novo pedido no INSS. Desde então, sua solicitação constava sempre em análise e a prótese simplesmente não chegava. Até que, no início deste ano, com o auxílio do Sindicato, ele ganhou na Justiça, por meio de uma sentença, o direito de recebe-la.

“Eu uso (prótese) a mais de 50 anos. [Enquanto eu viver], eles têm que fornecer prótese para mim, porque [eu perdi a perna] num acidente de trabalho”, relembra Trindade.

Vale ressaltar que mesmo com a decisão, em janeiro, da Justiça Federal da 3ª Região de que o Instituto teria que fornecer a prótese em 30 dias, a medida só foi concluída em julho. Agora, o companheiro vai aproveitar seus dias ainda mais: “eu vou para a colônia de férias [do Sindicato], vou aproveitar a praia em Caraguatatuba”.

Saiba mais no

Metalúrgicos e metalúrgicas da CBFA aprovam PLR