Sindicato na Imprensa

Metalúrgicas de Cotia e Vargem Grande se destacam nas contratações de pessoas com deficiência

Por Granja News | 13 fev 2014

Em 2013, as metalúrgicas de Cotia e Vargem Grande Paulista se destacaram no cumprimento da Lei de Cotas (8213/91), ao contratar 102,7% e 81,4%, respectivamente. É o que mostra a 8ª Pesquisa: Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico de Osasco e Região, divulgada na quarta-feira, 12, pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com a Lei de Cotas prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de trabalhadores) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.

O estudo também indica que as metalúrgicasde Barueri ultrapassar a cota ao atingir 122,5% das contratações. Assim como as de Taboão da Serra, com 101,9%.

Em seu oitavo ano consecutivo, o levantamento também mostra um avanço nas contratações em toda região. No ano passo, o índice de contratações, em Osasco e região, atingiu a marca de 87,6%. Além disso, aponta que 48,5% das metalúrgicas ultrapassaram a cota exigida pela legislação. Os setores de autopeças, com 100,3%, e fundição, com 114,3%, são os que mais se destacaram.

Em 2012, o índice de contratações era de 82,4%. Em relação ao estudo anterior, diminuíram os casos de empresas que se negavam a cumprir a lei. No período, para cada 5 empresas que cumpria, uma tinha essa postura. Em 2013, a relação passou a ser de uma em cada 13.

Compareceram ao lançamento pessoas com deficiências, representantes de entidades especializadas; empresas contratantes; o deputado estadual Marcos Martins (PT), a consultora do Pronatec, Raquel Pacagnella; o coordenador estadual do Programa de Inclusão da Superintendência Regional do Trabalho, José Carlos do Carmo; e os auditores fiscais Adelino Costa e Ronaldo Freixeda, da Gerência Regional do Trabalho de Osasco.

A pesquisa é resultado da parceria entre Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e Gerência Regional do Trabalho e tem como base os questionários respondidos por 109 empresas metalúrgicas, nos quais elas relataram qual o número de trabalhadores com deficiência contratados, em dezembro de 2013.

13 anos de luta pela inclusão– A divulgação da pesquisa marca o 13º aniversário do Espaço da Cidadania, ação social apoiada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que realiza palestras, oficinas, pesquisas, organiza publicações e outras atividades voltadas a sensibilização social para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Foi com a persistência do Sindicato que a Gerência passou a fiscalizar o cumprimento da Lei de Cotas, a partir de 2001, o que desencadeou o processo gradativo de convencimento e de sensibilização dos empresários do setor metalúrgico da região. [Fonte: Granja News/Link: http://granjanews.com.br/novo/index.php?q=node/7098]