Mantega anuncia permanência da desoneração da folha de pagamento

Por Auris Sousa | 04 jun 2014

Presidenta Dilma Rousseff e mantega durante reunião com empresários, no Palácio do PlanaltoO ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no último dia 27 que tornará permanente a desoneração da folha de pagamento dos 56 setores na área da indústria, serviços e comércio varejista. Implantada em 2011, a medida se encerraria em 31 de dezembro deste ano.

O anuncio foi feito após Mantega ter se reunido com a presidenta Dilma Rousseff e um conjunto de empresários no Palácio do Planalto. Segundo o ministro, nos próximos anos a desoneração pode ser estendida a outros setores.

Segundo o Blog do Planalto, com a medida os setores beneficiados pagam apenas o equivalente a 1% e 2% de seu faturamento, em troca dos 20% dos pagamentos da contribuição das empresas para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que existia anteriormente. Com isso, as empresas deixarão de pagar R$ 24 bilhões em impostos apenas em 2014. Para o ministro Mantega, os objetivos da desoneração estão sendo alcançados.

Mantega explicou que o objetivo era reduzir o custo da mão de obra sem diminuir salários, aumentando a competitividade da empresa brasileira. “Os produtos brasileiros ficam mais baratos não só aqui dentro, mas lá fora porque essa desoneração é plena para as exportações. Foi constatado também que isso aumentou o nível de emprego, e é uma das razões pelas quais o emprego no Brasil continua se expandindo, à diferença de outros países. Aumentou a formalização porque ficou mais barato manter um trabalhador com carteira assinada”. [Com informações do Blog do Planalto/Foto: Roberto Stuckert Filho/PR]