SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Mais escuta e prevenção marcam atuação da CIPA

Por Igor Souza | 24 nov 2025

Ronaldo Bispo Junior, trabalhador da Cummins Meritor há 18 anos, foi reeleito para seu segundo mandato na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Ele ingressou em 2024, eleito com 33 votos, e renovou sua atuação em 2025, recebendo 39 votos.

Segundo Ronaldo, o principal avanço observado ao longo de sua participação ocorre diretamente no chão de fábrica.

“Hoje a gente ouve mais os trabalhadores. Estamos inserindo o trabalhador dentro do que propomos fazer em relação à saúde e segurança

Cipeiro Ronaldo

dele mesmo.”

A Cummins Meritor é classificada com grau de risco três, o que amplia a possibilidade de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. Nesse cenário, Ronaldo reforça que a prioridade da CIPA é a prevenção, especialmente diante da recorrência de doenças ocupacionais, como enfermidades desenvolvidas ou agravadas pelas atividades de trabalho e pelas condições, envolvendo agentes físicos, químicos, biológicos ou psicossociais.

O interesse de Ronaldo pela pauta da saúde e segurança começou ainda aos 20 anos de idade, na empresa Bic Brasil, onde teve seu primeiro contato com a CIPA por meio de palestras. Ele destaca que os trabalhadores devem buscar informações junto às comissões e ao Sindicato sobre saúde e segurança no local de trabalho, e reforça a importância da participação ativa.

“Não podemos nos esconder. Se houver algum problema iminente, o trabalhador deve se manifestar.”

Além de falar que os trabalhadores devem buscar a informação destacou também a importância das palestras que o Sindicato traz sobre CIPA e saúde e segurança no mercado de trabalho.

Leia também:

13º deve injetar R$ 4,2 bilhões na economia de Osasco e região; metalúrgicos somam R$ 236,7 milhões

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26