Mais de 5,6 mil crianças foram retiradas do trabalho infantil

Por Auris Sousa | 10 jun 2015

Entre abril de 2014 e abril de 2015, 5.688 crianças e adolescentes foram retiradas do trabalho infantil, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Para isso, ao todo, o órgão realizou 9.838 operações fiscais para apurar denúncias.

Pernambuco foi o estado com o maior número de resgates de crianças e adolescentes, com 1.076; seguido de Minas Gerais com 571 casos; Mato Grosso do Sul, com 484; Goiás com 440 e Sergipe com 353 casos.

Segundo Alberto de Souza, auditor fiscal do trabalho e chefe da Divisão de Erradicação do Trabalho, as empresas que estavam em desacordo com a legislação receberam um auto de infração e o responsável foi multado. Ele conta que o órgão também tomou outras providências relacionadas à proteção dos jovens, entre elas, o encaminhamento para assistência social, Conselho Tutelar, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual.

Combate ao trabalho Infantil

No dia 12 de junho, próxima sexta-feira, diferentes entidades tentam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo. Nesta data lembramos o Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil, no Brasil, este dia é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

O objetivo da data é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.

Trabalho infantil é todo esforço físico e mental desempenhado por pessoas que não possuem idade adequada, como crianças e adolescentes.