Mais de 40 mil árvores foram plantadas em Osasco nos últimos 7 anos, diz secretário

Por Auris Sousa | 08 out 2012

Com o objetivo de combater a poluição atmosférica, mais de 40 mil árvores foram plantadas em Osasco nos últimos 7 anos, disse o secretário do Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx Alves, durante o programa Visão Trabalhista em Debate sobre “A importância do Meio Ambiente”.

“As fumaças dos veículos que provocam a poluição no ar e o aquecimento global é o nosso problema principal, que não é só de Osasco, mas do planeta todo”, explica Marx, que defende a arborização como elemento fundamental para combater o problema.

Segundo ele, um trabalho intenso de recomposição arbórea é realizado na cidade. “Nos últimos 7 anos, plantamos mais de 40 mil árvores, já distribuímos mais de 7 mil árvores frutíferas para os munícipes”, enumera.

Além disso, a secretaria coleta resíduos de óleo de cozinha, que são transformados em biodiesel. Essa medida reduz em 70% a emissão do CO2 – Dióxido de Carbono – principal gás que provoca o efeito estufa e desequilibra a temperatura do planeta.

Importância da arborização – Carlos Marx explica que a arborização é fundamental para a qualidade de vida da população porque trás um escudo protetor contra os raios ultravioleta, purifica o ar, capta o CO2 e o metano e os transformam em oxigênio. Além disso, é uma barreira contra a poluição sonora.

“Toda cidade arborizada oferece uma qualidade de vida superior aos seus moradores. Já arborizamos escolas, parques, margens e córregos do Rio Tietê, agora vamos arborizar as calçadas, mas vamos precisar do apoio do munícipe para a conservação das mudas”, destacou Carlos Marx, que convidou o telespectador a retirar uma muda ornamental ou frutífera no parque Chico Mendes.

Com o programa, o telespectador também fica sabendo a principal função da Secretaria do Meio e a programação completa da Semana da Árvore.

VTD – O programa  é apresentado pelo jornalista Eduardo Cordeiro, produzido pelo Sindicato, gravado e veiculado na TV Osasco (Canal 6 da NET) e disponibilizado no nosso site e no nosso canal do youtube

Assista ao programa na integra: