LUTO: Adeus ao “pai da inclusão”

Por Auris Sousa | 19 set 2022

Foi com grande pesar que a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região recebeu a notícia da morte do professor Romeu Sassaki. Sereno e um incansável lutador pela inclusão da pessoa com deficiência, é a maior referência do Brasil em conteúdos sobre a pessoa com deficiência em mais de 60 anos.

Conhecido como “pai da inclusão”, ajudou a categoria metalúrgica por meio do Espaço da Cidadania. Contribuiu com inúmeras ações do Espaço, entre as quais a tradução da edição brasileira da pesquisa da OIT “Ação Sindical sobre o trabalho decente das pessoas com deficiência- um panorama mundial”.

Sassaki parte aos 84 anos, mas deixa um legado respeitadíssimo que, para nossa sorte, está eternizado por inúmeras páginas escritas e traduzidas por ele.

A diretoria do Sindicato se solidariza com a dor dos familiares, amigos, estudiosos e colegas do Professor Romeu e assume o compromisso de sempre lutar para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.

Professor Romeu, presente!