FIQUE SÓCIO!

Eventos
COMPARTILHAR

Live intersindical vai lembrar Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

Por Auris Sousa | 22 abr 2021

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do trabalho é lembrado em 28 de abril e, para marcar esta data, o Sindicato, junto a demais entidades sindicais da região, organizam uma live para marcar a importância da prevenção. A atividade vai acontecer na próxima quarta-feira, 28, das 18h30 às 19h30h, pelo aplicativo Zoom e transmissão ao vivo pelo Facebook do Sindicato.

Neste ano, o tema central dos debates será a Covid-19 e seus efeitos no mundo do trabalho. A médica Maria Maeno é uma das especialistas convidadas da live, que também contará com a organização e participação do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Osasco.

“O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é motivo para mobilizações e reflexões para a proteção da vida e da saúde dos trabalhadores”, destacam os sindicatos no convite.

Porque o dia 28 de abril?

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. No Brasil, a data foi instituída em 2005, pela Lei nº 11.121/2005 (PL nº 856/2003, do Deputado Roberto Gouveia – PT/SP).

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.

Inscrição: Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo SindZap, no número 11 9 6078-0209.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07