IPI menor alavanca venda de veículos em 2012

Por Cristiane Alves | 07 jan 2013

A venda de veículos cresceu 4,6% em 2012 frente a 2011, de acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nesta segunda-feira, 7.

O crescimento começou a ser registrado a partir de maior, com o anúncio do corte da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que foi prorrogado por duas vezes. A medida resultou em redução de cerca de 10% no valor dos preços dos carros, o que significou aumento das vendas. Em agosto, o setor registrou recorde.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Luiz Moan, as medidas de estímulo foram responsáveis pela venda de cerca de 400 mil unidades no ano passado. “As medidas adotadas, seja de IPI, seja de PSI [redução da taxa de juros], seja de depreciação acelerada, provocaram uma venda que nós chamamos de 13º mês em 2012”

Os incentivos do governo também contribuíram para a manutenção do nível de emprego no setor, já que essa foi uma contrapartida exigida, graças a pressão das centrais sindicais. O setor encerrou o ano com 149,9 mil trabalhadores, 3,7% a mais do que em dezembro de 2011.