INSS tem 30 dias para fornecer prótese a metalúrgico aposentado

Por Auris Sousa | 20 jan 2023

Uma decisão da Justiça Federal da 3ª Região determinou na segunda-feira, 16, que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) forneça a prótese ao metalúrgico aposentado José Pereira da Trindade, no prazo de 30 dias. A sentença respeita um direito legal, e foi motivada por um mandado de segurança proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Trindade espera uma nova prótese há mais de três anos

Trindade teve seu direito ao fornecimento gratuito da prótese desrespeitado por mais de três anos. Ele fez o pedido em 22 de novembro de 2019 e, desde então, sua solicitação sempre estava em análise. Já sem saber o que fazer, procurou o Sindicato que o auxiliou na busca pelo cumprimento de seus direitos.

O aposentado tem a necessidade de usar prótese desde 1971, quando, aos 29 anos, teve a perna amputada em acidente de trabalho ocorrida na Cobrasma, na época localizada em Osasco. Por este motivo, desde então, tem direito à prótese fornecida pela Previdência Social. A reposição deve ser feita enquanto ele viver.

Para se locomover, Trindade forra prótese antiga com calça jeans

Com a amarga demora do fornecimento da prótese, para se locomover, o aposentado passou a forrar a prótese antiga com pedaços de calça jeans, e usa pelo menos duas meias grossas, para evitar feridas em seu corpo.

O Sindicato segue acompanhando o caso.