Inscreva-se para os cursos de extensão ministrado pelo Dieese

Por Auris Sousa | 22 mar 2016

Delegados, coletivos e militantes da luta por direitos da categoria já podem ingressar no curso de extensão, totalmente gratuito, oferecido pelo Sindicato, em parceria com o Dieese. As vagas são limitadas, por isso os interessados devem se inscrever até 8 de abril pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3651-7200, no ramal 7223.

O curso, que será ministrado pelo Dieese, faz parte do Programa de Formação 2016, lançado na quinta-feira, 17, na sede da nossa entidade. Ao todo, são 32 horas de curso, que acontecerão de abril a julho, na sede, um sábado por mês, das 8h às 17h, com início em 16 de abril.

[wppa type=”slide” album=”288″]Any comment[/wppa]

A técnica do Dieese Sirley de Oliveira explicou sobre os temas que serão abordados: História do Movimento Sindical no Brasil; Trabalho, Sindicato e Sociedade; Emprego e Desemprego: desafios à ação sindical; e Estrutura e Processo da Negociação Coletiva. “Todos esses temas são de muita relevância para a formação. São assuntos que resgatam a origem do movimento sindical, da luta dos trabalhadores, colaboram para que os trabalhadores entendam mais sobre a negociações coletivas e todo universo que está inserido”, explicou Sirley.

Um companheiro da Mecano Fabril ficou empolgado, aproveitou o lançamento do Programa e já se inscreveu no curso. “Achei ótimo a gente precisa de formação”, avaliou. Outro que trabalha na Etna Steel também ficou interessado: “Vou fazer porque é importante para termos mais conhecimento, o aprendizado é o maior bem que podemos ter nesta vida”.

Lançamento de livro – No mesmo dia, aconteceu o lançamento do livro “Do que adoecem e morrem os trabalhadores: na era dos monopólios 1980 a 2014”, escrito por Herval Pina Ribeiro. De uma forma bem didática, Ribeiro resgatou a leitura coletiva e apresentou temas expressos no livro que trazem o esclarecimento de processos históricos que foram determinantes para a situação atual, como avanços e retrocessos da legislação nos diversos momentos políticos, a relação entre a economia do país e a saúde da população.

Ribeiro também mostrou que a organização no local de trabalho é a principal ferramenta para que os trabalhadores alcancem o controle da saúde e segurança no local de trabalho.  “Precisamos de mais espaço para discutirmos não somente as questões econômicas, mas também as questões de saúde, e quem sabe apostarmos na formação de trabalhadores como interlocutores de saúde”, sugeriu.