IndustriALL aprova resolução de apoio à greve geral

Por Auris Sousa | 28 maio 2019

A greve geral contra os ataques a seguridade social, a uma aposentadoria pública e digna para os brasileiros, é legítima e ganhou na semana passada o apoio de um grande aliado: o Comitê Executivo da IndustriALL Global Union. Por unanimidade, os membros decidiram apoiar os trabalhadores e trabalhadores na grande paralisação, marcada para o dia 14 de junho e aprovaram uma resolução de apoio ao movimento sindical brasileiro, frente aos ataques a liberdade e autonomia e organização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Monica Veloso durante reunião da IndustriALL, em Bruxelas

O reforço de apoio aconteceu durante encontro do Comitê, entre os dias 20 e 22 de maio, que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, com a participação da vice-presidente do Sindicato, Monica Veloso, que preside a IndustriALL. Durante o encontro, os membros debateram e temas centrais para avançar na luta por espaços de trabalho seguros e bem remunerados. A luta pela igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho também foi destaque.

“Renovamos a nossa determinação em defesa da classe trabalhadora brasileira, nossos direitos e nossa Previdência Social. Recebemos também o apoio total e irrestrito para a greve Geral, marcada para o dia 14 de junho. Não lutaremos sozinhos, seremos 50 milhões de trabalhadores do mundo sendo brasileiros pela Previdência Pública, aposentadoria justa, Educação, Justiça e Democracia”, conta Monica Veloso.

Leia a Resolução aprovada pelo Comitê na íntegra:

RESOLUÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO, FRENTE AOS ATAQUES A LIBERDADE E AUTONOMIA DE ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS.

Os membros do Comitê Executivo da IndutriALL Global Union que representam 50 milhões de trabalhadores em 140 países, reunidos em Bruxelas – Bélgica nos dia 21 e 22 de maio de 2019, reafirmam dentro dos princípios solidários seu apoio aos trabalhadores e trabalhadoras e ao Movimento Sindical brasileiro diante dos ataques sofridos e ao desmonte claro da legislação de proteção do trabalho, direitos sociais e sindicais que estão em curso no Brasil.

Ratificamos que a luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros por democracia, melhores condições e relações de trabalho, remuneração, representação e negociação coletiva é objetivo central de nossa luta como representantes legítimos para a defender e promover estes direitos fundamentais.

Os 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras por nós representados manifestam seu repúdio diante destes graves ataques a organização dos Sindicatos e reafirmam total e irrestrito apoio aos irmãos brasileiros. E desde já estaremos atentos e mobilizados em todos os países em que a IndustriALL atua dando seu apoio e suporte a esta luta pela justiça, a democracia e a liberdade.

Reafirmamos nosso compromisso com os princípios fundamentais de direitos humanos que preconiza uma sociedade democrática, inclusiva, que respeita sua diversidade, e todas as formas democráticas de manifestação social; neste sentido queremos expressar toda nossa solidariedade e apoio a Greve Geral dos trabalhadores e trabalhadoras marcadas pela unidade das Centrais Sindicais brasileiras marcada para o próximo dia 14 de junho.

A luta continua.

Unidade e Solidariedade sindical Internacional.

IndustriALL Global Union