Índios pedem apoio em defesa de suas terras

Por Auris Sousa | 13 ago 2013

Guarani-Kaiowás visitaram Sindicato em busca de apoio

Quase 9 mil hectares de terras tomadas. Desmatamento. A morte de 283 índios. São alguns dos motivos que trouxeram na quinta-feira, 8, índios Guarani-Kaiowá em Osasco e ao Sindicato para pedir apoio em defesa de suas terras, em Mato Grosso do Sul.

Segundo o cacique Ládio, para eles só restaram 90 hectares para cerca de 50 mil índios. O restante está em poder do agronegócio.

Ameaças não faltam. “Soltam veneno sobre as casas. Passam com carros intimidando. Temos que ficar o tempo todo vigiando. Nunca sabemos o que vai acontecer, mas temos que lutar até o fim”, ressaltou.

Em meio a disputa, até alimentos faltam. “Vamos ajudar a luta deles divulgando, articulando formas de aumentar a pressão pela demarcação das terras”, enfatizou o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Luta – A luta dos índios é antiga. Em 2012, ela teve maior repercussão na mídia, após uma carta que denunciava a ameaçada de suicídio de centenas de índios, caso as terras não fossem devolvidas.