Ibrahim é homenageado no Dia da Luta Operária

Por Auris Sousa | 12 jul 2023

No ano em que o Sindicato completa 60 anos, José Ibrahim (in memoriam) foi homenageado por sua contribuição à classe trabalhadora. O Sindicato, então, recebeu no domingo, 9, uma placa que será entregue aos familiares do companheiro. A homenagem faz parte do Dia da Luta Operária, celebrado em 9 de julho, que neste ano aconteceu no Armazém do Campo do MST.

Em 1968, aos 21 anos de idade, Ibrahim liderou a primeira grande greve em Osasco após o golpe militar de 64, a frente do nosso Sindicato. Foi um dos 15 presos políticos trocados pelo embaixador dos Estados Unidos Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969. Preso e torturado na época do regime militar, ele viveu dez anos no exílio.

Quando retornou ao país, manteve-se na luta. Na sua trajetória, colaboração com a fundação de organizações importantes, como PT, PDT, CUT e a Força Sindical. “Neste momento, de reconstrução do Brasil, a garra de Ibrahim é um estimulo para as lutas que temos hoje e pela frente”, disse o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Ana Dias, o jornalista Sérgio Gomes, o bancário Dirceu Travesso e os professores João Felício e Oswaldo Barros também foram homenageados.