Governo vai discutir regra para substituir fator dentro de 60 dias

Por Auris Sousa | 22 ago 2013

Em reunião realizada na quarta-feira, 21, com dirigentes das centrais sindicais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, estabeleceu um prazo de 60 dias para discussão do fator previdenciário. Os ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e Trabalho e Emprego, Manoel Dias, também participaram da discussão.

Criado em 1998, pelo Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário é uma fórmula utilizado para calcular as aposentadorias. Levando em consideração a idade do contribuinte, o tempo de contribuição ao INSS e a expectativa de vida do brasileiro, a regra achata em até 40% o valos das aposentadorias.

Alternativa ao fator – Como substituição ao fator, as centrais sindicais já haviam apresentado a fórmula 85/95, em que a soma da idade e do tempo de serviço tem que ser igual a 85 para mulheres e 95 para os homens. Neste caso, as trabalhadoras precisam ter no mínimo 30 anos de recolhimento e os trabalhadores 35.

Conquista dos trabalhadores – A retomada de diálogo sobre o tema é um avanço na luta dos trabalhadores. No último dia 13 centenas de trabalhadores de diversas categorias saíram as ruas contra o fator previdenciário.

Em Osasco, a manifestação aconteceu em frente ao INSS. Na ocasião, os segurados, que estavam na fila, receberam esclarecimentos sobre a medida e outros pontos, como valorização das aposentadorias e melhorias nas pericias médicas.