Governo Temer é Retrocesso Histórico

Por Auris Sousa | 18 maio 2016

Queda do PIB, recuo da produção industrial, taxa de desemprego de 10,2%, redução do rendimento médio real do trabalhador. Este desastre econômico parece ter sido a mais profunda causa do impeachment de Dilma Roussef. A crise parece provar que o projeto nacional dos governos Lula e Dilma fracassou e que é preciso mudar para salvar o Brasil. Mas o que fracassou? No processo de impeachment não foram discutidas publicamente as causas, não foi apresentado e muito menos aprovado pelos brasileiros o projeto do novo governo.

Um ministério sem mulheres e negros; a extinção de secretarias de políticas para as mulheres, igualdade racial e direitos humanos e sua fusão no Ministério da Justiça; a extinção do Ministério do Trabalho e Previdência Social, subordinando esta ao Ministério da Fazenda  –  tudo isto representa um  grave retrocesso político, social e cultural.

A anunciada reforma da Previdência, a “flexibilização” da CLT,  o fim dos gastos constitucionais obrigatórios com educação e saúde são as credenciais de Temer. Esta linha de medidas pode “gerar confiança” e crescimento a curto prazo, mas representará um retrocesso em nossos padrões de vida e convivência social, evidente na recuperação do lema conservador “Ordem e Progresso”, inscrito na bandeira pelos positivistas autoritários do século XIX, e lema da “República dos Coronéis”. Ficamos, assim, muito mais distantes do “Brasil, um país de todos”.

Murilo Leal Pereira Neto
Professor do campus Osasco da Unifesp

As opiniões expressas neste espaço não expressam necessariamente o ponto de vista do Sindicato