FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Governo lança portal para ouvir população

Por Auris Sousa | 28 jul 2015

Para ampliar a participação da sociedade na melhoria e criação de programas do governo, a presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira, 28, o portal “Dialoga Brasil”. Nele, a população vai poder sugerir ideias e opinar sobre os programas desenvolvidos pelo governo.

O portal apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal, isto significa que a população já pode propor melhorias nestas políticas públicas, entre elas estão: Bolsa Família, Brasil Sem Miséria, Proteção das Fronteiras, Educação, Cisternas, entre outros.

Durante o lançamento, os ministros apresentaram os programas que já estão no portal. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, por exemplo, destacou o programa “Mais Especialidades”, que tem o objetivo de garantir acesso a exames e atendimento em especialistas no tempo adequado. “A sociedade vai ajudar a gente a construir o Mais Especialidades, começando pelas áreas mais críticas: áreas ortopedia, oftalmologia e cardiologia”, destacou Chioro.

Além disso, o ministro da saúde, reforçou que este é um “momento excepcional’. Isto porque o país está no processo das conferências municipais da saúde, que caminha para as estaduais e para a nacional, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro.

“O dialoga cai como uma luva, é um estimulo para quem não participou das conferências municipais, e para quem não vai conseguir estar na Conferência Nacional, participar das discussões”, avaliou Chioro.

Propostas – Pessoas que participaram do lançamento do Dialoga Brasil, puderam praticar e apresentar suas propostas. Aldenora González, representante do Conselho Nacional de Assistência Social, apresentou a seguinte proposta:

“É preciso desconstruir o mito que existe no Brasil de que usuários do Bolsa não querem trabalhar”. Segundo ela, a maioria dos beneficiários do Bolsa Família não tem estudo, o que dificulta na hora de encontrar um emprego. Ela propõe que os currículos dessas pessoas sejam incluídos em uma plataforma digital do governo federal que facilite a inserção no mercado de trabalho.

Proposta que foi bem recebida pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. “Que bom poder ouvir uma proposta assim. É uma iniciativa que podemos estudar e melhorar. Fico feliz de termos uma proposta assim”, enfatizou.

Bate papo – Na plataforma, também tem uma programação de bate papo virtual com os ministros e ministras, passe no portal e da uma olhadinha. Você também pode conhecer melhor os programas existentes e propor propostas para melhorá-los, para isto basta acessar o Dialoga Brasil.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #05