Governo anuncia medidas para fortalecer a indústria automotiva

Por Bianca Silva | 01 jun 2023

imposto

O Governo anunciou na quinta-feira, 25, um programa de estímulo à indústria automotiva. O objetivo é ampliar a compra de veículos populares e “alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro”. Para isso, haverá a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do PIS-Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para a indústria automotiva.

As medidas foram anunciadas durante a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice (e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, com representantes das centrais sindicais e de trabalhadores do setor, no Palácio do Planalto.

Os descontos que incidirão sobre o valor dos veículos serão de 1,5% a 10,8%, conforme critérios de preço, eficiência energética e política de conteúdo industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil, que terão seus valores reduzidos.

Para o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), a medida tende a fortalecer a indústria e gerar empregos. “Um dos critérios para a redução dos impostos, incentiva a produção nacional, que pode estimular a geração de novos empregos. Vamos esperar que as regras sejam anunciadas. O ideal é que tenhamos contrapartidas para os trabalhadores e trabalhadoras, além da manutenção dos empregos”, destacou Ratinho.

Após o anúncio da redução dos impostos, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou que a medida pode aumentar as vendas em até 300 mil carros.

[Com Agências de Notícias]

Imagem: Agência Brasil