FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Governo Alckmin vai fechar 14 escolas estaduais na região

Por Cristiane Alves | 29 out 2015

A mudança na organização das escolas estaduais anunciadas pelo governo Geraldo Alckmin vai significar transtorno na vida de milhares de famílias e incertezas quanto aos rumos da Educação de seus filhos.

Na região de Osasco, o governo estadual irá abrir mão de 14 escolas que, a princípio, se tornarão municipais ou poderão ser transformadas em escolas técnicas do Centro Paula Souza. Na prática, isso significa o fechamento de unidades de ensino, quando o país precisa de mais e melhores escolas para formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos.

A secretaria de Educação diz que a ideia é reorganizar o sistema, destinando escolas exclusivamente para determinados ciclos. Ao todo, 754 escolas irão atender apenas um ciclo, sendo que 94 terão outra finalidade, de acordo com o governo. No entanto, até a véspera do anúncio da lista das escolas, o governo da capital, por exemplo, afirmava que não havia sido procurado para dialogar sobre as mudanças.

No entanto, na prática, a tendência é de haver uma imensa desorganização. “O governo forçará os profissionais da educação e estudantes dessas escolas a se transferirem para outras unidades, contra a sua vontade, o que provocará transtornos para a comunidade escolar e prejuízos profissionais para professores e funcionários”, afirma a Apeoesp (sindicato que representa os professores).

Escolas-Alckmin

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07