Sindicato na Imprensa

Funcionários da Delphi protestam para manter empresa em Cotia

Por Auris Sousa | 04 ago 2015

Os metalúrgicos da Delphi iniciaram nesta manhã uma jornada de manifestações com o objetivo de convencer a Delphi a revogar sua decisão de sair de Cotia. em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (3) eles saíram da sede da empresa e se deslocaram pela Rodovia Raposo Tavares, ocupando a faixa da direita e foram para a Câmara Municipal e posteriormente para a Prefeitura em busca de apoio de parlamentares e prefeito para que a empresa não vá embora da cidade. Para eles, a cidade perderá muito em arrecadação caso a empresa deixe a cidade.

Sob a liderança do presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo, Jorge Nazareno e do diretor regional Alex da Força, os trabalhadores ganharam as ruas do centro da cidade. O presidente da Câmara Sergio Folha interrompeu a sessão para atende-los e disse que fariam o que fosse possível para que a empresa permaneça na cidade mas que a decisão cabe apenas à direção da empresa.  Os demais vereadores fizeram coro com o presidente e se colocaram à disposição.

Vereadores interromperam a sessão para atender trabalhadoresVereadores interromperam a sessão para atender trabalhadores

Da Câmara, os trabalhadores seguiram para a Prefeitura de Cotia. Só em salários, o Sindicato estima que a Delphi seja responsável por R$ 40 milhões ao ano que são injetados na cidade.

Segundo o sindicato, a Delphi anunciou a mudança no último dia 29, sem qualquer negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região que pudesse proporcionar aos trabalhadores alguma chance de planejamento sobre suas vidas profissional e pessoal. Pelo contrário, a empresa deu prazo de apenas 30 dias para os metalúrgicos decidirem se querem acompanha-la no novo endereço, a cidade de Piracicaba (SP). “Causa indignação a forma como a Delphi vem agindo com os trabalhadores”, afirma o presidente Jorge Nazareno.

Na prefeitura, vice prefeito Moisés Cabrera se solidarizou e disse que ira marcar reunião com diretoria Na prefeitura, vice prefeito Moisés Cabrera se solidarizou e disse que ira marcar reunião com diretoria

Na prefeitura, os trabalhadores foram atendidos pelo vice prefeito Moises Cabrera e pelo secretário de gabinete José Lopes.  Moisezinho, rezou com os funcionários e disse que o poder público é solidário ao momento que os trabalhadores estão passando. Disse que vai marcar uma reunião com a direção da empresa e fará de tudo para reverter essa decisão.

José Lopes, o Deputado Marcio Camargo e o ex vereador e ex sindicalista Claudio Olores já haviam se reunido com o sindicato dos metalúrgicos na semana passada. “A Prefeitura já atendeu o Sindicato dos Metalúrgicos  e está dando todo o apoio possível para contribuir com a permanência da empresa na cidade, ainda que eles (diretores da empresa) digam que a decisão está tomada e refere-se a uma decisão da matriz”, disse em nota a Prefeitura.

Lotaram a câmaraLotaram a câmara

Em nota à imprensa publicada pela Agência Estado, a  Delphi afirma que, com o objetivo de manter a competitividade do negócio e melhor atender aos seus clientes, a divisão Powertrain será consolidada em Piracicaba. A companhia explica que a transferência das linhas atualmente em Cotia será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2016. A empresa também alega que aos funcionários de Cotia será oferecida a possibilidade de transferência. A empresa disse ainda que respeita o direito de greve e reconhece as preocupações dos trabalhadores e que mantém o diálogo.

Caso a decisão seja mantida, mais de 700 funcionários podem ser demitidos. [Fonte: Cotia Todo Dia / Link: http://www.cotiatododia.com.br/funcionarios-da-delphi-protestam-para-manter-empresa-em-cotia/]