Fórum e Consórcio assinam criação da Agência de Desenvolvimento

Por Auris Sousa | 25 abr 2014

Presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, assinou o protocolo de intenções para criar Agência de Desenvolvimento

Em reunião realizada na quarta-feira, 23, na Associação Comercial de Carapicuíba, membros do Fórum de Desenvolvimento Regional e do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos firmaram parceria para a construção de uma Agência de Desenvolvimento Regional.

A proposta se baseia no modelo de funcionamento implantado no ABC, o objetivo é que a Agência seja um polo articulador de políticas públicas modernas para promover o desenvolvimento regional. Além disso, a medida oficializa o diálogo aberto com o Consórcio, que integra prefeitos de oito municípios da região.

Como ponto de partida para a criação da Agência, um protocolo de intenções foi assinado por representantes dos trabalhadores, empresários, educação e poder público. No documento consta as assinaturas de Sergio Ribeiro Silva (prefeito de Carapicuíba), Fábio Fonseca (CIESP), Jorge Nazareno (Sindicatos Metalúrgicos de Osasco), José Elias de Gois (Conselho Intersindical – Cissor) e Murilo Leal Pereira (Universidade Federal – UNIFESP).

Para o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, a criação da Agência é fundamental para trazer mais melhorias para a região e, consequentemente, para seus moradores. “É importante porque hoje há uma série de recursos que fica disperso: o setor privado investe e o setor público investe. Então, a Agência vai dar a concretude a este ideal de reunir todos os investimentos para que tenhamos o melhor benefício possível para a população, porque o grande objetivo quando agimos é melhorar a vida das pessoas”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, disse que hoje a região tem o maior consórcio regional do país e que isso deve se tornar um ganho para toda região. “Vamos avançar em passos largos com a integração entre o Fórum e o Consórcio. Assim vamos dar força a economia regional, ampliar a geração de empregos, num processo em que o diálogo social é o grande propulsor”, avaliou.

Presidente da CCR falou sobre os projetos da concessionária

Mobilidade urbana em pauta

A assinatura do protocolo de intenções aconteceu logo após a exposição do presidente da Concessionária CCR, Eduardo Siqueira Moraes Camargo, que falou sobre a Concessionária, seus projetos já desenvolvidos, os em execução e os que estão em planejamento. Além disso, falou sobre os principais problemas enfrentados pela CCR, assim como as campanhas criadas para amenizá-los.

Camargo priorizou a explicação das obras, principalmente a intenção da CCR em criar novos acessos a rodovias. Segundo ele, a Concessionária já tem a autorização da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos) para que possam avançar no desenvolvimento dos projetos executivos. “Temos hoje uma verba de mais ou menos R$ 9 milhões para desenvolver estes projetos, que vão contemplar os novos acessos a Osasco e as extensões das marginais até a altura do quilometro 27, com a remodelação dos trevos da região da Rio Negro, 26A e 26B da Castelo”, detalhou.

De acordo com Camargo, a estimativa é que estes projetos executivos sejam concluídos no primeiro trimestre de 2015. Em seguida será negociado como as obras serão feitas: por recursos da concessionária ou recursos próprios do governo.

Durante sua exposição, Camargo ressaltou que o que a CCR faz nas rodovias afeta as cidades, e por sua vez, o que as cidades fazem também afeta a rodovia. Por isso a importância de estreitar o diálogo entre a concessionária e o Fórum de Desenvolvimento. “Temos o nosso conhecimento técnico adquirido, temos contribuições para dar”, pontuou.