Força Sindical participa de ato em solidariedade aos trabalhadores europeus

Por Auris Sousa | 13 nov 2012

A Força Sindical e as demais centrais farão um ato em solidariedade aos trabalhadores e sindicalistas europeus que farão greve geral no dia 14. Nesta mesma data, às 11h30, em São Paulo, dirigentes sindicais brasileiros farão ato em frente ao Consulado Geral da Espanha.

“O objetivo de nossa mobilização será  manifestar a nossa profunda insatisfação com as medidas de austeridade que vêm sendo implementadas pelos governos europeus, em particular pelos governos da Espanha, Grécia e Portugal”, disse Nilton de Souza e Silva, Neco, secretário de Relações Internacionais da Central.

Segundo Neco, as medidas de austeridade têm como principal alvo o ataque sem precedentes aos direitos fundamentais dos trabalhadores europeus, em especial a seguridade social, a redução de salários, o desemprego e o desmonte do estado de bem estar social construído com muito sacrifício com a luta dos (as) trabalhadores (as) e a sociedade.

A chamada “TROIKA” (Banco Central Europeu- BCE, Fundo Monetário Internacional- FMI e a União Européia) liderados pela Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha e outros governos conservadores vêm pressionando os governos nacionais para o desmonte do estado de bem estar social como saída à grave crise econômica e manutenção da zona do euro.

No 10º Conselho Executivo da CSI (Confederação Sindical Internacional) no Mar Morto, na Jordânia foi convocada uma Jornada Internacional de Solidariedade aos trabalhadores europeus e demonstração de força para evitar que essas medidas se propaguem pelos outros continentes, prejudicando a classe trabalhadora e a sociedade. Participaram da reunião da CSI, Nair Goulart, presidente adjunta da CSI e presidente da Força Sindical BA e Luiz Carlos Motta, tesoureiro da Central.

O Consulado Geral da Espanha em São Paulo fica na Avenida Brasil, 948 (esquina com a R. Canadá).