Força Sindical entrará com ação contra o reajuste do seguro-desemprego

Por Auris Sousa | 15 ago 2013

Nesta quinta-feira, 15, o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) manteve o reajuste do seguro-desemprego com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A medida representa uma perda de quase 3% para os desempregados. A Força Sindical promete entrar com uma ação contra a decisão.

O movimento sindical defende a fórmula usada em 2012, que tinha o aumento do seguro vinculado ao do salário mínimo. Se a regra fosse retomada, os valores do benefício teriam de subir 9%, e não os 6,2% anunciados.

Em nota, a Força Sindical informou que entrará com uma Adim (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal), e fará manifestações e atos em todos os Estados, contra a decisão tomada.

“Não vamos permitir esta insensibilidade social, visto que a medida prejudica quem mais precisa de ajuda, que são os desempregados. A diminuição dos valores das parcelas impede que o seguro-desemprego atinja o seu real objetivo, de dar amparo social de maneira ampla às pessoas que perderam seus empregos e, consequentemente, suas rendas”, enfatizou na nota a central.

Saiba quem tem direito ao benefício

Têm direito ao seguro-desemprego os trabalhadores desempregados, demitidos sem justa causa e que prestaram serviço com carteira assinada à uma empresa por, no mimo, seis meses consecutivos. Além disso, no ato do pedido, devem estar sem vínculo empregatício.