Fim do fator previdenciário pode ser votado hoje

Por Auris Sousa | 21 nov 2012

O Fator Previdenciário pode estar próximo do seu fim. Isso porque o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) se comprometeu a colocar o tema em votação nesta quarta-feira, 21. O compromisso foi feito ontem em Brasília após manifestação realizada pelas centrais sindicais e aposentados a favor do fim do projeto.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, o Projeto de Lei 3299/08, que extingue o fator, deve ser votada hoje, mas sob ameaça de veto do governo federal.

Manifestação – A ordem dos sindicalistas é aumentar a pressão pela votação do projeto. Por isso que ontem centenas de dirigentes sindicais e aposentados se uniram para exigir a votação e hoje, às 15h,  mais uma será realizada em Brasília.

Fator Previdenciário – Usado na fórmula para estabelecer o valor das aposentadorias, o fator foi criado em 1999 e se utiliza de quatro itens: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado, conforme tabela do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dentre as alternativas para substituí-lo, a mais cotada é a fórmula 85/95, que soma a idade ao tempo de contribuição até atingir o valor de 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. [Foto: Jose Cruz_ABr]