FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Filmes mostram o problema do racismo no mundo

Por Auris Sousa | 21 nov 2014

Que tal ficar por dentro dos filmes que trazem reflexões sobre o racismo? Veja abaixo filmes indicados pelo Sindicato que trazem reflexões sobre o problema do racismo no mundo.

Quanto Vale ou é Por Quilo?

O filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. Faz analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada.

12 Anos de Escravidão

Baseado em fatos reais, 12 Anos de Escravidão (2013) retrata a chocante história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que é sequestrado e forçado por a trabalhar durante 12 anos, até conseguir a liberdade com a ajuda de um advogado. O filme chocou as plateias com seu retrato cruel do racismo e do passado de escravidão nos Estados Unidos.

Hotel Ruanda

O filme Hotel Ruanda, do diretor Terry George, lembra uma das maiores e mais brutais chacinas já perpetradas na história: o assassinato de 800 mil ruandeses da etnia tutsi pela etnia rival, os hutus. O conflito aconteceu em 1994. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

A Outra História Americana

Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho. O filme tem o poder de mostrar como o ódio racial acaba com a vida tanto de agressores quanto de agredidos.

Histórias Cruzadas 

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07