CMS organiza exposição sobre a participação italiana no sindicalismo brasileiro

Por Auris Sousa | 05 jun 2012

História

O CMS (Centro de Memória Sindical) realiza até o dia 30 de junho a exposição fotográfica “A Participação Italiana na Organização Sindical e Operária Brasileira”. A mostra, que começou no sábado, 2, acontece no mezanino da estação Sé do Metrô. O evento tem apoio da e a Secretária do Emprego e Relações do Trabalho.

Por meio de 32 lâminas de autores desconhecidos, do acervo do Centro de Memória Sindical, a exposição apresenta aos visitantes a chegada dos italianos ao Brasil, as condições de vida e trabalho de algumas de suas lideranças e ativistas, as manifestações operárias e a repressão que eles sofriam na época, entre outros.

Para Milton Cavalo, presidente do CMS, o objetivo da exposição mostrar a participação dos italianos no processo de organização sindical e operária no Brasil. “A exposição resgata a história do movimento sindical e identifica imigrantes italianos que vieram para o nosso país e ajudaram na construção e organização do sindicalismo brasileiro”, explica Cavalo.

Depois da Sé a exposição segue para estação Tatuapé, de 10 a 31 de julho, e em seguida para Luz, de 10 a 31 de agosto.