Charges

Exposição faz homenagem a cartunista Glauco

Por Auris Sousa | 06 jul 2016

No próximo sábado, 9, a partir das 11h, será aberta no Itaú Cultural a exposição “Ocupação Glauco”, que contará com diversas obras originais do cartunista Glauco Vilas Boas. Com entrada gratuita, a exibição terá desenhos originais, cartuns, charges, animação e linha do tempo de artista. Duas das Convenções Coletivas do nosso Sindicato ilustrada pelo artista faz parte do acervo da mostra.

na foto, Manual do Metalúrgico ilustrado por Glauco faz parte da exposição

A exposição pode ser visitada até 21 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o Itaú funciona das 11h às 20h. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo

No período de 1982 a 1984, Glauco trabalhou como cartunista no departamento de imprensa do Sindicato e por diversas vezes deu humor às páginas do Visão Trabalhista. Tendo trabalhado também na Folha de São Paulo e outros periódicos, o cartunista se consagrou em todo o país graças aos seus traços inteligentes, sarcásticos e políticos.

O nome de Glauco sempre esteve associado aos de Angeli e Laerte, “a santíssima trindade dos quadrinhos brasileiros”, pela afinidade e por trabalharem no mesmo jornal durante 25 anos. Os dois já foram homenageados pelo programa Ocupação do Itaú Cultural. Laerte, inclusive, também trabalhou em diversas publicações do movimento sindical.

A perda de um talento – Glauco tinha 53 anos e seu filho, Raoni Villas Boas, tinha 25, quando foram mortos a tiros em sua casa, em Osasco. Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, foi acusado de cometer o duplo homicídio, mas não foi julgado porque a Justiça o considerou inimputável, ou seja, incapaz de perceber a gravidade de seus atos. Anos mais tarde, foi preso por matar duas outras pessoas e neste ano, em abril, foi morto por um outro durante uma briga num presidio de Goiás.