50 anos de Sindicalismo em Osasco

Exposição de 50 anos do Sindicato está no Museu de Osasco

Por Cristiane Alves | 08 out 2013

Foi aberta na manhã desta terça-feira, 8, a Exposição sobre o Cinquentenário do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, no Museu de Osasco. É mais uma oportunidade para conferir a exposição que reúne momentos importantes da história do nosso Sindicato.

A possibilidade de abrigar a exposição no Museu revela o desejo da da Administração Municipal de preservar a história dos trabalhadores. “A gente quer fazer algo mais permanente sobre a história dos trabalhadores. Temos vontade de fazer um memorial, onde possa conter o museu dos trabalhadores, o museu da emancipação”, projeta o secretário de Cultura, Fabio Yamato.

Para o vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, a presença da exposição no Museu é também uma retribuição. “Parte da pesquisa para que a exposição fosse feita aconteceu no Museu, que também fica muito perto de grandes metalúrgicas da cidade, que tem como lema ‘Cidade Trabalho’. Então, nada mais justo”, justificou.

Entre as fotos que podem ser conferidas, estão cenas históricas para os metalúrgicos e para o país, como as da Greve de 68, a luta pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, pelas 40 horas semanais e muitas outras. Também há uma coletânea de momentos que relembram fatos marcantes da trajetória política de José Ibrahin, que presidiu o Sindicato durante a Greve de 68 e que deu continuidade a luta pela democracia, durante a ditadura militar.

[wppa type=”slide” album=”104″][/wppa]

A exposição de pode ser conferida no Museu de Osasco, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h30, até 8 de novembro. Entrada gratuita.