Estudantes contrariam MEC e mantêm ocupações

Por Auris Sousa | 26 out 2016

A mobilização entre os estudantes contra a retirada de direitos não para de crescer. Segundo a UNE (União Nacional dos Estudantes), 51 universidades já somam forças às 991 escolas e Institutos Federais ocupados em todo país contra à MP (medida provisória) que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC 241, que congela os investimentos em saúde e educação pelos próximos 20 anos.

Estudantes resistem a PEC 241 e mudanças no ensino médio

Enquanto a luta dos estudantes se fortalecem, a ofensiva do atual governo endurece. Na quarta-feira, 19, um ofício circular foi enviado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Ministério da Educação) aos reitores dos institutos federais solicitando informações sobre as ocupações e seus participantes.

“Solicito manifestação formal acerca da existência de eventual ocupação dos espaços físicos das instituições sob responsabilidade de vossas senhorias, procedendo, se for o caso, a respectiva identificação dos ocupantes, no prazo de cinco dias”, diz o ofício.

Segundo informações de Agências de Notícias, os institutos federais não deverão atender à solicitação. “A manifestação dos estudantes é legítima. O que o governo propõe com a MP e a PEC são retrocessos. Não podemos deixar passar, pois isso significa um desmanche nos direitos já adquiridos”, ressalta o diretor do Sindicato Marcel Simões. [Foto: Wilson Dias / Agência Brasil]