Espaço da Cidadania subsidia ação de inclusão em Osasco

Por Cristiane Alves | 11 set 2013

Levantamento estatístico elaborado pelo Espaço da Cidadania em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão de Osasco (SDTI) são base  para analisar a situação das pessoas com deficiências na cidade e identificar, que, na prática, Osasco há um amplo contingente de pessoas com deficiências qualificadas para trabalhar. A análise foi apresentada na manhã desta terça-feira, 10, em reunião com empresários, no Centro de Formação de Professores, em Osasco.

A reunião foi convocada pela  Gerência Regional do Trabalho de Osasco para informar e notificar as empresas da cidade a cumprir a Lei do Aprendiz (lei 10.097). Foram notificadas 200 empresas que se enquadram nos requisitos para cumprimento da lei e que também podem preencher vagas por meio da contratação de pessoas com deficiências como aprendizes. A Gerência deu prazo de 30 dias para que as empresas iniciem o processo de contratação.

Ao mesmo tempo em que foram notificadas, as empresas receberam um formulário cujas informações servirão de base para a formulação de cursos de qualificação em parceria com a SDTI.

Mas, muitos avanços já foram alcançados pelas próprias pessoas com deficiências. “O Censo do IBGE mostra que 25% da população Osasco têm deficiência, são 168 mil pessoas”, explicou a secretária do Trabalho, Monica Veloso, a partir dos dados analisados pelo Espaço da Cidadania, em conjunto com a SDTI.

Ainda de acordo com o levantamento, as empresas de Osasco já têm a sua disposição mais de 168.943 pessoas com deficiências (25,3% da população) que poderiam estar trabalhando nas mais diversas atividades porque 18% tem ensino fundamental e médio completos e 22% tem ensino médio completo e superior incompleto.  “A gente precisa trazer essas pessoas para uma política afirmativa e entender que essas pessoas podem colaborar com os procedimentos administrativos e sociais das empresas”, afirmou Mônica, que é também secretária geral do nosso Sindicato (licenciada).

Para auxiliar as empresas a efetivarem as contratações, a Prefeitura vai colocar à disposição o trabalho integrado das secretarias do Trabalho, da Educação, Promoção Social e da Saúde. “É uma efetiva política de governo”, garantiu Mônica.