Espaço da Cidadania e seus Parceiros pela Inclusão visitam Senai de Itu

Por Bianca Silva | 04 out 2023

As premissas que formam o Senai Ítalo Bologna, em Itu, referência na inclusão da pessoa com deficiência, foram apresentadas na terça-feira, 3, aos parceiros e parceiras do Espaço da Cidadania, que visitaram a unidade. São elas: acessibilidade, produtividade e a saúde e segurança.

A visita permitiu que todos conhecessem alguns dos projetos feito pelos próprios alunos, pensados na acessibilidade das pessoas com deficiência, como o fogão com bocas giratórias, ou os livros com relevo nas artes, para que os deficientes visuais possam sentir as texturas do desenho, ou a máquina de costura adaptada, que além da mesa poder ser ajustada na altura desejada, é acessível para cadeirantes.

O grupo formado por militantes pela inclusão, entre eles os diretores do Sindicato Alex da Força, Marcel Simões e Lucas, foi recepcionado por Helvécio Siqueira de Oliveira, diretor da unidade, que falou da importância do trabalho realizado pelo Senai e seus alunos, e destacou a importância das centrais sindicais na luta pela inclusão: “É essencial que as centrais sindicais discutam sobre a contratação das pessoas com deficiência”.

Materiais acessíveis

No Senai-Itu todos têm a mesma oportunidade de aprendizado. Isto porque o material didático utilizado é adaptado. Uma mesma apostila didática, por exemplo, possui o conteúdo impresso em tinteiro e em braile.

O espaço da escola também é adaptado para os alunos com deficiência, por meio de piso tátil e acesso para cadeirantes. As máquinas da área de usinagem também são adaptadas e têm medidas de segurança, que garantem integridade física dos alunos.

O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello, informou que, a partir deste mês, mais de 1.000 empresas paulistas serão cobradas para cumprir a Lei de Cotas. “Só no dia 20 de outubro, cerca de 360 empresas comparecerão à sede da Superintendência, na capital”, disse.