Encontro reúne sindicatos de diferentes categorias para debater inclusão

Por Igor de Souza | 20 set 2024

Sindicalistas de diferentes categorias participaram nesta quinta-feira, 19, do “Encontro Intersindical para Ampliar a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho”, que aconteceu no Secor (Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região).

O encontro foi promovido pelo CISSOR (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade de Osasco), que defende a ampliação do debate e ações pela inclusão no mercado de trabalho da região.

“A inclusão é papel de todos, por isso é importante que os sindicatos atuem para que a Lei de Cotas seja respeitada pelas empresas e que, consequentemente, todos tenham o direito ao trabalho respeitado”, destaca José Elias de Gois, presidente do Cissor.

A acessibilidade, tanto no ambiente de trabalho quanto nas áreas públicas da região, também foi discutida.

Metalúrgicas são referência

Durante o encontro, o diretor do Sindicato Marcel Simões explicou como é feita a Pesquisa Lei de Cotas – Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico, que há 18 anos mapeia a contratação de pessoas com deficiência pelas metálicas de Osasco e Região.

A última edição, apresentada em março deste ano, mostrou que o índice de contratações de pessoas com deficiências pelas indústrias metalúrgicas de Osasco e região atingiu a marca de 84,1%, em 2023. “Com a Pesquisa em mãos, sabemos onde devemos enfatizar a atuação para que a Lei de Cotas seja respeitada”, compartilha.

Deise Canhisares, Gerente Regional do trabalho e Emprego de Osasco, fez questão de participar do Encontro, assim como outros diversos parceiros pela Inclusão.