Encontro estimula inclusão de pessoas com deficiência nas metalúrgicas

Por Cristiane Alves | 20 set 2019

Garantir que a inclusão de pessoas com deficiência seja uma cultura nas empresas é uma das grandes preocupações do nosso Sindicato. Por isso, no último dia 18, o Sindicato, realizou o encontro “Boas práticas da inclusão dos trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e região”.

O local escolhido foi a Meritor, empresa do setor de autopeças situada em Osasco, que é um dos destaques da pesquisa anual sobre inclusão realizada pelo nosso Sindicato com apoio da Gerência Regional do Trabalho de Osasco e da Superintendência do Trabalho de São Paulo.

Nos últimos 10 anos, o setor metalúrgico cumpre em média 91,6% das vagas da Lei de Cotas e os fabricantes de autopeças e forjarias atingiram 102,8% no mesmo período. Hoje 6 em cada 10 empresas cumprem integralmente a Lei ou um pouco mais.

O encontro contou com a presença de pessoas com deficiência que deram o seu testemunho sobre a diferença que faz ter o seu direito ao trabalho respeitado, como Rosanei (que trabalhou na Meritor muitos anos e agora está aposentada), Alexandre (Bola) (que foi metalúrgico da Corneta por 11 anos e agora está na Rossini Murta), Ailton (trabalha na empresa Cinpal há 14 anos) e Renildo (que é metalúrgico na Cinpal há 15 anos).

Além disso, os participantes assistiram a uma coletânea de 14 reportagens feitas por alguns dos principais canais de TV, entre 2002 e 2016: