Empresas devem liberar informe de rendimentos até sexta-feira

Por Auris Sousa | 24 fev 2015

As empresas devem liberar o comprovante de rendimentos de seus colaboradores até sexta-feira, 27, último dia útil do mês. O documento é necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda 2015. O período de declaração começa na segunda-feira, 2, e vai até 30 de abril.

O comprovante deverá conter indicação da natureza e do montante do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2014. A fonte pagadora que deixar de fornecer aos beneficiários, dentro do prazo, ou fornecer com inexatidão o informe de rendimentos e de retenção do imposto, fica sujeita ao pagamento de multa.

Quem deve declarar – Está obrigado a declarar em 2015 quem recebeu rendimentos tributáveis (no ano de 2014) cuja soma foi superior a R$ R$ 26.816,55.

Quem recebeu rendimento isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

Quem teve, em 31/12/2014, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.