Empreendedores de Osasco podem formalizar seu negócio em poucas horas

Por Auris Sousa | 14 set 2015

Em Osasco o sonho de abrir o próprio negócio e formalizá-lo está cada vez mais fácil, graças aos estímulos oferecidos pelo Portal do Trabalhador, por meio da Casa do Empreendedor. “Um empreendedor pode levar 40 minutos, menos de uma hora, para formalizar o seu negócio. Em dias de alta demanda, a espera pode se estender para até seis horas”. É o que disse José Monção da Silva, diretor de desenvolvimento econômico da Casa do Empreendedor de Osasco, em entrevista ao Visão Trabalhista em Debate.

Isso significa que o processo para formalizar uma empresa se tornou simples, rápido e sem burocracia, e as novidades já deram resultados e tem chamado à atenção de várias pessoas, que querem aproveitar as vantagens da formalização. “Antes, a cidade formalizava uma média de 280 empresas por mês, hoje este número subiu para 445”, conta Moção.

A formalização traz benefícios ao pequeno empreendedor individual, por exemplo, que soldadores, eletricista tenham a própria nota fiscal e cabeleireiros consigam crédito como pessoa jurídica. Além disso, o microempreendedor pode contar com o Centro do Empreendedor, que fica na rua Dr. Mariano Jatati Marcondes Ferraz, 260 – Centro, Osasco – SP.

São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual. “Na crise você precisa achar uma saída, e empreender pode ser a melhor decisão”, avalia Moção.

A burocracia também diminuiu para aqueles que decidem fechar a empresa. “Agora fecha sem burocracia nenhuma, independente se o empreendedor tiver dividas”, ressalta Moção.

Assista a entrevista na íntegra: