Em Osasco, Lula reafirma compromisso com a educação

Por admin | 05 jul 2024

Durante a inauguração da sede própria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Osasco, nesta sexta-feira, 5, o Presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva relembrou a sua história com na cidade, e reafirmou o seu compromisso com a educação da população e acesso ao ensino superior.

“Nós vamos abrir quantas universidades forem necessárias, porque nós queremos transformar esse país em um país exportador de inteligência” disse Lula durante seu discurso e relembrou: “eu sou o único presidente sem um diploma universitário, mas o que mais investiu em universidade, pois eu quero que o filho da empregada tenha as mesmas oportunidades [que o do patrão] de frequentar uma universidade”.

Lula durante seu discurso no Unifesp

O prédio irá alocar, a partir da segunda semana de agosto, os cursos de administração, ciências autuarias, ciências contábeis, ciências econômicas, relações internacionais e direito. A cerimônia contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. E de políticos, entre eles o Deputado Estadual Emídio de Souza.

Novidades: “Além da universidade em Osasco, [o Estado de] São Paulo está ganhando 12 cursos técnicos e Osasco é uma das cidades contempladas, nós vamos continuar investindo na educação”, disse o ministro Camilo Santana.

Ministro Camilo durante sua fala na Unifesp

Lula destaca relação com Osasco

“Eu venho a Osasco antes de fundar o PT. Eu vinha aqui para ir na porta de fábrica e depois eu criei uma ótima relação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, que na época era presidido pelo companheiro Henos Amorina, que também ajudou a fundar o PT”, explicou

Lula fez questão, inclusive, de compartilhar sua relação também com o atual presidente Sindicato Gilberto Almazan (Ratinho) e o diretor Jorge Nazareno: “Estou aqui com o Ratinho, atual presidente do Sindicato, e com o Jorginho, porque eu criei uma relação aqui com Osasco”.

Redação: Bianca Lage e Igor de Souza