Economista lança livro sobre a Cobrasma

Por Auris Sousa | 15 out 2024

O economista Antônio Carlos Roxo lança no próximo 22 de outubro o livro “Cobrasma – Trajetória de uma empresa brasileira”, na sede do Sindicato, a partir das 18h. A empresa foi uma importante fabricante brasileira de equipamentos metro-ferroviários, localizada na cidade de Osasco, e a primeira empresa a parar na greve de 1968 que afrontou a ditadura civil militar.

A obra reúne depoimentos, dados econômicos, informações extraídas de fontes variadas que narram a ascensão e declínio de uma indústria ao mesmo tempo “paraestatal” e familiar. Sobre a obra, Murilo Leal Pereira Neto, professor doutor da Eppen/Unifesp e coordenador da Comissão Municipal da Verdade de Osasco, escreveu que:

“Vemos a trama da relação umbilical da empresa com o Estado; os efeitos dos altos e baixos do setor rodoferroviário; as determinações macroeconômicas, como câmbio, moeda e crédito, no desempenho da empresa; as dificuldades para a modernização em cenários de abertura predatória; os impasses e erros da administração.”