FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

É hora de fortalecer combate ao mosquito Aedes

Por Cristiane Alves | 01 dez 2015

O Zika Vírus é o agente causador da microcefalia em bebês recentemente diagnosticados principalmente no nordeste do país. A confirmação foi dada pelo Ministério da Saúde no sábado, 28.

Até sábado, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de estados, de acordo com o Ministério da Saúde.

O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. Portanto, se antes já era necessário tomar as medidas para evitar que o mosquito se reproduzisse, agora essas medidas ficam ainda mais urgentes, porque são três doenças que podem ser transmitidas e elas podem ser fatais ou provocar danos irreversíveis, como no caso da microcefalia.

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Fica claro que é necessária uma mobilização imediata. Os cuidados básicos são: Tampar caixas d’água e outros reservatórios; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas vazias viradas com a “boca” pra baixo; manter lixeiras bem fechadas; coloque areia nos pratos dos vasos de planta.

As grávidas precisam redobrar os cuidados, principalmente no pré-natal, além de não utilizarem medicamentos sem receita médica.

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07