FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Doenças e acidentes de trabalho matam mais do que guerras, diz OIT

Por Auris Sousa | 27 ago 2014

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) alertou que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente devido a doenças e acidentes de trabalho no mundo inteiro. Os acidentes e doenças no trabalho matam mais do que as guerras, disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, durante a abertura do 20º Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho 2014, em Frankfurt, na Alemanha, na segunda-feira, 25.

Segundo a agência da ONU, 860 mil pessoas sofrem algum tipo de ferimento em acidentes de trabalho todos os dias. Os custos globais, diretos e indiretos, dessas doenças e acidentes chegam a US$ 2,8 trilhões, o equivalente a quase R$ 7 trilhões.

Ryder afirmou que esses números são inaceitáveis e que muito ainda precisa ser feito. Ele explicou que os “acidentes ocupacionais representam, em primeiro lugar, tragédias humanas, mas as sociedades e as economias também pagam um preço alto.” Ainda enfatizou que um local de trabalho seguro e saudável é um direito humano básico e que deve ser respeitado em todos os níveis. Para ele, esse respeito é uma obrigação e também uma condição para o desenvolvimento econômico sustentável.

Com o tema “Um mundo sem acidentes ocupacionais sérios ou fatais é possível”, o encontro reúne aproximadamente 4 mil especialistas em segurança, políticos e cientistas de 139 países.

Práticas – O presidente do Congresso Mundial, Walter Eichendorf , ressaltou que “as soluções para os problemas de segurança ocupacional estão sendo desenvolvidas em todo o mundo. Segundo ele, existem exemplos de práticas com medidas sendo testadas em vários países. Ele defende que a troca de ideias entre os especialistas no Congresso serve de ajuda para que ninguém precise começar do zero no combate aos acidentes de trabalho. [Fonte: Rádio ONU]

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07